Páginas

10 de julho de 2011

Apostila grupo de coroinhas






Objetos litúrgicos




Cálice

taça de ouro,prata pu metal dourado no qual e colocado o vinho(que se transforma em sangue de cristo)e a água na hora do oferto´rio da santa missa. E usado em todas as missas. o coroinha, ao pegá-lo, deve, de preferência, usar um paninho limpo( sanguíneo) ou entao pega-lo com as maos limpas.

Ambula

taça de metal precioso ou,ao menos dourada por dentro,com tampa em que se guarda a santíssima Eucaristia,a fim de conserva-la no tabernáculo ou para distribui-la aos fieis, na santa comunhão.As ambulas com as hóstias a serem consagradas são colocadas ,no ofertório, em cima do corporal.As hostias consagradas e destribuida pelo celebrante e ministros eucarísticos.

                       
corporal


Pano branco especial, de formato quadrado ,que se estende na mesa da celebração no momento do ofertório da santa missa, e sobre o qual se coloca o cálice, a pátena , o sanguíneo e os cibórios. coloca-se também sobre, o estensorio com a hóstia consagrada, para a adoração ao santíssimo sacramento.






sanguíneo ou sanguinho

Paninho branco de forma retangular, com o qual se purifica o cálice, a pátena e os cibórios vazios apos a comunhão.
E o primeiro objeto a ser arranjado no cálice. As duas pontas do sanguíneo deve, ficar na mesma altura.




pala

Cartão duro e quadrado, revestido de pano branco,com ou sem desenho, usado para cobrir o cálice durante a celebração da santa missa.E arranjada em cima da pátena.




pátena

Pratinho redondo de ouro,prata ou metal dourado,que e arranjado no cálice em cima do sanguíneo. deve ser manuseada sem tocar os dedos em seu interior, ou seja, pelas bordas, de forma a não deixar marcas. Na pátena deve ser arranjada dentro do corporal, ao carrega-la para fora da igreja, como, por exemplo. para uma missa em um colégio ou capela que não tenha objetos necessários para a celebração. Também e usada para acompanhar o celebrante ao distribuir as santas hóstias.




lavabo


cerimonia da ação liturgica sacrificial. simboliza a purificação da comunidade, especialmente a do celebrante. É também o recipiente que recebe a aguá vinda da purificação das mãos do celebrante durante o ofertório.


galhetas


as jarrinhas de metal ou de vidro, com que se apresentam o vinho e a água para serem utilizados na santa missa. no ofertorio: um coroinha pega o vinho e outro a água, apos servirem o vinho e depois um pouco de aguá(em geral uma colherinha de água), no cálice. Em seguida, os dois coroinha fazem juntos a vênia.
o vinho representa o espirito e a água representa a matéria.



sino

pequeno sino usado pelo coroinha durante a celebração da santa missa e em outros momentos.
1-durante a benção do santíssimo sacramento
2-durante a procissão de corpus christi
3-antes da santa missa, para chamar o povo, e nas celebrações dominicais e festivas.
4-e na hora da consagração das partículas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

obrigado pela postagem que deus abençoe